terça-feira, 4 de outubro de 2011

20 Anos da Queda da União Soviética - Porquê?


               Há vinte anos, 1991, caia o maior exemplo de que o trabalhador pode realizar uma revolução e tomar o poder de uma elite: a União Soviética (ou URSS). O mundo capitalista festejava, soltava fogos e inventavam histórinhas de que uma sociedade sem classe é utopia. Com a sua divisão e lançado as bases de transição de economia planificada para a de mercado e para o tipo de governo democrático, a população soviética sonhava que ira entrar no "paraíso ocidental". Mas como ela se encontra hoje, a comunidade da antiga CCCP, liderada pela Rússia, 20 anos depois?

 Atualmente, os russos vivem uma outra realidade-A Capitalista. segundo o site wsws.org(world socialist web site), conforme números divulgados pelo Banco Mundial, no fim do ano-isso em 2005, imagine hoje-, 20 por cento da população russa vivem abaixo do nível de pobreza, definido pela renda mensal de 1.000 rublos—menos de 30 Euros ou de 38 dólares. Isso sim é muito alarmante, para uma sociedade aonde já estava sendo anunciada o fim as classes sociais lá nos anos 60.
    Cientistas calculam que desde o início da década de 1990, algo em torno de 8 milhões de russos morreram prematuramente. O índice de mortalidade elevou-se uma vez e meia no decorrer do mesmo período. Em 2003, este indicador alcançou o ponto alto de l6,4 mortes por 1.000 habitantes.
             
               Na União Soviética, o salário mínimo alcançava uma vez e meia o mínimo necessário do consumo. O salário mínimo russo teria de ser triplicado para que cobrisse o nível médio de consumo.
Uma luta séria contra a pobreza torna-se impossível sem uma reforma real do sistema educacional e dos serviços de saúde. Ambos teriam de tornarem-se acessíveis às amplas camadas populacionais. Todavia a tendência aponta na direção oposta.
              Para um crescente número de russos, está se tornando claro que ulteriores "reformas" capitalistas não significarão melhorias de suas condições.O ponto extremo do espectro da riqueza.

Um comentário:

  1. Artigo escrito por um degenerado panaca Subdesenvolvido do Terceiro Mundo miserável que nunca viveu no comunismo!

    ResponderExcluir